• Protect the environment. Think before you print.

Para si e para o seu automóvel

Evite sobressaltos durante a sua viagem de automóvel com estas dicas que o ajudarão a chegar ao seu destino em segurança.

  • Viaje em segurança
    1. Antes de iniciar a viagem, confirme se o automóvel está em condiçõesAtenção ao estado dos pneus e dos travões. Verifique o sistema de iluminação, os limpa-pára-brisas e o nível de óleo.
    2. Planifique antecipadamente o seu percurso. Existem várias aplicações móveis que permitem verificar o estado das estradas. Esteja atento à previsão meteorológica e evite as horas de maior tráfego.
    3. Confirme a validade do seu seguro automóvel. Verifique se o seguro está válido e se inclui a cobertura de assistência em viagem.
    4. Se pretender alugar um carro, lembre-se de se informar sobre o seguro do veículo de aluguer e quais as coberturas incluídas.
    5. Verifique a validade da carta verde. Se viajar para o estrangeiro, confirme se a sua carta verde é válida no país de destino e nos países intermédios que vai atravessar.
    6. Tome precauções durante o percurso. Opte por uma condução defensiva para evitar acidentes. Utilize sempre o cinto de segurança e verifique o cinto dos ocupantes.
    7. Respeitar períodos de descanso. Deve parar a cada duas horas de condução para manter os níveis de alerta.
    8. Confirme se o automóvel tem os elementos de segurança em caso de avaria ou furo. Confirme se tem o colete, triângulo, macaco e pneu suplente ou kit de reparação.
    9. Esteja sempre prevenido. Não se esqueça de levar consigo o número de assistência em viagem da sua companhia de seguros para contacto rápido em caso de acidente.
  • Poupe ao abastecer
    1. Esteja atento aos preços dos combustíveis e escolha os postos de abastecimento mais em conta.
    2. Utilize descontos. Muitos hipermercados têm parcerias com postos de abastecimento. Esteja atento às campanhas e utilize os cupões de desconto que recebeu nas suas compras.
    3. Abasteça de manhã ou ao final do dia. A gasolina fica mais densa com o ar frio, diminuindo o desperdício por evaporação.
    4. Ateste o depósito de combustível. Poupe tempo e dinheiro ao diminuir as deslocações ao posto de abastecimento.
    5. Ao encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Ao abastecer mais lentamente, a quantidade de vapor produzida é menor, o que se reflete num abastecimento mais eficaz.
    6. Verifique se a tampa do depósito fica bem fechada e não está danificada.Ao terminar de abastecer, feche logo a tampa do depósito para evitar a evaporação do combustível.
    7. Se pretende comprar um carro, procure estudos comparativos dos níveis de consumo das marcas e modelos.
  • Prepare as suas férias
    1. Planeie antecipadamente.Porque as suas férias começam na viagem, tire algum tempo para pensar e planear o seu percurso. Estude bem o trajeto para evitar distrair-se com o GPS ou a procura de indicações. Esteja atento ao estado das estradas, informe-se sobre as condiçõesmeteorológicas e siga as indicações das autoridades, sobretudo em períodos de maior tráfego.
    2. Verifique o estado do veículo. Antes de iniciar qualquer trajeto de longa distância, verifique se o seu carro está em boas condições. Esteja atento ao estado dos pneus e ao nível do líquido de refrigeração. Teste os sistemas de iluminação, travagem e arrefecimento. Verifique se leva todos os elementos auxiliares obrigatórios e se estes estão em bom estado .
    3. Tenha sempre a documentação necessária. Nunca viaje sem a carta de condução e os documentos do veículo. Verifique se o seguro está válido durante toda a viagem e se tem a inspeção em dia. Se pretende sair do território nacional ou comunitário, informe-se com antecedência sobre autorizações ou outros documentos necessários.
    4. Conheça as coberturas do seu seguro.Verifique se o seu seguro está válido e se tem cobertura de assistência em viagem. Informe-se das garantias que o seu seguro oferece e tenha sempre consigo os números de apoio ao cliente.
    5. Informe-se dos seus direitos.Enquanto cidadão europeu e dentro do espaço da União Europeia tem direitos que deve conhecer ao deslocar-se entre estados-membros ou dentro do Espaço Schengen. Tenha sempre consigo o seu cartão de cidadão ou passaporte para que se possa identificar. Se viajar para fora do território comunitário, procure conhecer onde fica a embaixada do seu país.
    6. Conheça a legislação em vigor e os hábitos locais.Se vai viajar para o estrangeiro, é necessário tomar algumas medidas adicionais. Informe-se da legislação em vigor no território por onde passa. Procure também conhecer alguns factos culturais sobre a condução nessa região. Em caso de dúvida, procure as autoridades locais e peça informações.