Coronavírus Covid-19

    O aumento do número de pessoas infetadas pelo novo Coronavírus Covid-19 é uma situação que, em Portugal e no mundo, estamos a experienciar pela primeira vez. A Zurich e seus Parceiros de Negócio não vão vacilar no garante da continuidade e na qualidade do serviço prestado.

    Nesta página, esclarecemos as eventuais dúvidas dos Clientes em relação às nossas soluções de seguros e reforçamos a total disponibilidade dos nossos canais de contactos.

    Declaração de pandemia e decreto de estado de emergência - quais os efeitos na cobertura dos seguros?

    No passado dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou o novo Coronavírus Covid-19 como uma pandemia e a 18 de março, o Governo Português decretou o estado de emergência. Na sequência da propagação do novo Coronavírus Covid-19 no nosso país, vivenciamos novas realidades como a limitação à mobilidade das pessoas e famílias, o encerramento de vários espaços físicos ou o trabalho a partir de casa.

    Nesta página, esclarecemos um conjunto de questões relacionadas com a cobertura de determinados riscos nos seguintes pontos:

     

    • Seguros de Saúde

      O que garante o Zurich Saúde relativamente ao Coronavírus Covid-19?

      Diagnóstico de Coronavírus

      A Solução Zurich Saúde comparticipa a 100% o exame de diagnóstico de Coronavírus Covid-19 para os Clientes com cobertura de ambulatório, mediante prescrição médica.

      Novo modelo para a realização e pagamento do teste

      O processo de realização do teste de diagnóstico do Covid-19 foi melhorado e o processo de comparticipação da Médis, parceira da Zurich Portugal na solução Zurich Saúde, foi atualizado, ficando agora facilitado com:

      • A possibilidade de obter a prescrição obrigatória através do médico online.

      • A criação de uma rede de prestadores (Aqualab, Cintramédica, Germano de Sousa, Joaquim Chaves, Synlab e Unilabs) na qual a Médis financia 100% do custo do teste com o pagamento direto (apenas para Clientes com a cobertura de ambulatório, com plafond disponível e sujeito ao período de carência).

      • O teste tem de ser sempre realizado através de agendamento telefónico, mediante prescrição médica. Os Clientes poderão contactar a Linha Médis que poderá fazer o encaminhamento para o Médico Online para a prescrição do teste ou poderão autonomamente aceder ao Médico Online através da App Médis.

      • Se o Cliente fizer o teste noutro laboratório poderá pedir o reembolso de acordo com a percentagem de comparticipação do seu seguro.

      • A isenção da franquia de ambulatório para este exame.

      Encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde

      Perante o surgimento de qualquer caso suspeito ou com diagnóstico de Coronavírus Covid-19, a Zurich, em conformidade com as orientações definidas pela Direção Geral de Saúde, está obrigada a encaminhar esses casos para os serviços especializados do Serviço Nacional de Saúde.

      O Zurich Saúde inclui o serviço de médico online?

      Serviço Médico Online

      Em resposta à pandemia, a Médis lançou o serviço Médico Online, o que significa que os Clientes passam a ter acesso a um médico de medicina geral e familiar, através da app Médis. O serviço Médico Online permite:

      • A realização de consultas de forma imediata e online, sem ter de sair de casa.

      • O médico pode prescrever medicamentos por SMS ou email e exames por email.

      Até 1 de abril: acesso à especialidade de Medicina Geral e Familiar, das 9h às 21h, todos os dias.

      Após 1 abril: acesso à especialidade de Medicina Geral e Familiar, 24h por dia, todos os dias, e das 16h às 21h para Pediatria.

      Até 31 de maio: dado o contexto que vivemos e para promover o acesso à saúde sem sair de casa, este serviço não terá qualquer custo para os Clientes.

      • Em breve vai também ser disponibilizada a opção de inclusão de uma 3ª pessoa na consulta com médico e a partilha de documentos do Cliente com o médico.

      • Para mais informações sobre o serviço Médico Online consulte o Manual de Utilização deste serviço.

      O meu seguro de saúde inclui a entrega de medicamentos em casa?

      Entrega de medicamentos gratuita para Clientes Zurich Saúde

      Em parceria com a Médis, as Farmácias Portuguesas e com o apoio dos CTT, entregamos os seus medicamentos em casa, com toda a comodidade e de forma rápida, simples e fácil, sem custo no serviço de entrega. O serviço cobre todos os distritos em Portugal Continental e ilhas.

      Este serviço pode ser ativado após triagem da Linha Médis, na sequência de uma consulta no Serviço Médico Online ou contactando diretamente uma das farmácias aderentes. Para recorrer a este serviço consulte o documento “Como funciona”.

      Se eu tiver uma urgência de medicina dentária qual é a resposta da solução Zurich Sorridente?

      Serviços de urgência de medicina dentária e estomatologia

      Decorrente do despacho governamental n.º 3301-A/2020 que decretou, a partir de 15 de março de 2020 e durante 15 dias, a “suspensão de toda e qualquer atividade de medicina dentária, de estomatologia e de odontologia, com exceção de situações comprovadamente urgentes e inadiáveis”, a Dentalrede, parceira da Zurich Portugal nas Soluções Zurich Saúde e Zurich Sorridente, está a disponibilizar, por todo o país, serviços de urgência em algumas das suas clínicas. Consultar listagem das clínicas que estão a realizar serviço de urgência.

    • Seguros de Vida

      Relativamente aos seguros de Vida Risco da Zurich, existem exclusões quanto ao Coronavírus Covid-19?

      • Os contratos de seguro de Vida Risco da Zurich não têm qualquer exclusão nas coberturas contratadas por efeito da declaração de epidemia/pandemia, como é o caso do Coronavírus Covid-19.

      Neste sentido, todas as coberturas/indeminizações serão analisadas e pagas nos termos contratuais.

    • Seguros de Acidentes de Trabalho

      Os acidentes de trabalho ocorridos em teletrabalho estão garantidos?

      • Serão considerados como acidentes de trabalho, nos termos da legislação em vigor, os acidentes ocorridos no desempenho de funções em regime de teletrabalho, seja por indicação de autoridade pública ou da entidade empregadora.

      • Para tal e em caso de sinistro, é obrigatório que as empresas documentem o teletrabalho, nomeadamente, identificando os/as Colaboradores/as, datas e horas autorizadas, e as respetivas moradas onde é prestado o trabalho.

    • Seguros de Acidentes Pessoais e Viagem

      O que garantem os seguros de acidentes pessoais e viagens?

      Cancelamento de viagem:
      Os Clientes que tenham contratado a cobertura de Assistência ao abrigo da apólice de Acidentes Pessoais Viagem e se vejam impedidos de viajar devido ao diagnóstico positivo do Coronavírus Covid-19 podem acionar esta cobertura ao abrigo da qual serão reembolsados os custos relativos a transporte e alojamento até ao limite do capital contratado.

      Cobertura de Repatriamento e Despesas Médicas
      A Zurich garante, no âmbito da garantia de Assistência, a cobertura da doença, sem exclusão relativa a epidemias ou pandemias, até ao limite do capital contratado.

      Atendendo às particularidades de que se reveste esta situação, o repatriamento depende da autorização e coordenação com as autoridades competentes.

      O seguro de Acidentes Pessoais Escolar também funciona a partir de casa para fazer face à tele-escola?

      • Durante o período de encerramento das escolas haverá extensão automática das garantias do seguro de Acidentes Pessoais Escolar às atividades letivas que decorram no domicílio, no período e tempo escolar definidos.
    • Seguro Multirrisco

      As empresas que adotaram o regime de teletrabalho necessitam de contratar extensão da cobertura de Equipamento Eletrónico?

      As empresas que têm a cobertura de Equipamento Eletrónico contratado não precisam de extensão já que, em caso de teletrabalho, o local de risco é extensível à habitação do/a Colaborador/a, a quem o equipamento móvel está confiado.

    • Seguro Automóvel

      Que impactos tem o decreto de estado de emergência na solução Zurich Auto?

      Coberturas e condições

      A declaração do estado de emergência não produz, por si só, qualquer efeito na validade ou eficácia do seguro de responsabilidade civil automóvel que assim permanece válido e eficaz, sendo esta situação extensível às coberturas facultativas do seguro Zurich Auto.

      O que é o "Bónus de Renovação Zurich"?

      Sensíveis aos tempos que estamos a viver, a Zurich Portugal tomou a decisão de canalizar 8 milhões de euros para os clientes do ramo automóvel. O “Bónus de renovação Zurich” dirige-se aos clientes individuais e empresariais com uma ou mais apólices Zurich Auto que não tenham tido sinistros durante o estado de emergência e que tenham renovado ou venham a renovar as suas apólices entre janeiro e dezembro de 2020. O “Bónus de Renovação Zurich” será processado após a declaração do fim de estado de emergência.

      A Zurich está, desta forma, a refletir a redução do tráfego rodoviário e a diminuição na sinistralidade resultantes das restrições à mobilidade das pessoas, do isolamento social e do encerramento ou interrupção parcial dos estabelecimentos comerciais, empresas de serviços e indústrias. 

      Se o veículo estiver parqueado ou fechado em garagem, é possível suspender a apólice?

      Mesmo que não circulem, os veículos necessitam obrigatoriamente do seguro de responsabilidade civil, logo não é possível suspender a apólice automóvel. No entanto, é possível reduzir as coberturas da apólice, com exceção da cobertura de Responsabilidade Civil com o capital mínimo obrigatório, havendo lugar ao ajustamento de prémio e emissão de estorno. Apesar de os veículos poderem estar parados, as garantias que possam cobrir danos relacionados com furto ou roubo, quebra de vidros ou assistência continuam fundamentais.

      A responsabilidade civil automóvel mantém-se ativa se o veículo não for inspecionado?

      Prazo das inspeções dos veículos

      Após declaração do estado de emergência, foi definida uma prorrogação do prazo das inspeções periódicas por cinco meses contados desde a data da matrícula, para veículos a motor e seus reboques que devessem ser apresentados a inspeção periódica no período que decorre de 13 de março a 31 de Maio de 2020.

      Existindo seguro válido, todas as coberturas se mantêm inalteradas dentro dos limites contratuais da apólice, pelo período definido no regime de exceção (cinco meses contados desde a data da matrícula).

      Esta exceção não se aplica aos seguintes veículos:
      a) Automóveis pesados de passageiros; 
      b) Automóveis pesados de mercadorias; 
      c) Reboques e semirreboques com peso bruto igual ou superior 3500 kg (com exceção dos reboques agrícolas; 
      d) Automóveis ligeiros licenciados para o transporte público de passageiros e ambulâncias; 
      e) Automóveis ligeiros de passageiros, utilizados para transporte internacional, para deslocação autorizada;
      f) Automóveis utilizados no transporte escolar;
      g) Inspeções extraordinárias para reaver documentos;
      h) Quaisquer veículos que se deveriam ter apresentado a inspeção antes de 13 de março de 2020;

      No que diz respeito à transferência de seguro de veículos que cumpram os critérios estabelecidos para serem abrangidos pelo regime de exceção, não serão colocados entraves à subscrição do risco pela ausência de Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) válida, desde que não se verifique período de interregno de seguro válido, confirmado via plataforma SEGURNET, por período superior a 5 dias.

      O Tomador do Seguro deverá enviar cópia da inspeção periódica obrigatória após normalização da situação.

      A Zurich dispensa a entrega da carta verde em caso de alienação do veículo?

      Dispensa de entrega da Carta Verde

      Tendo em conta os constrangimentos provocados pelo COVID-19 e durante o período em que esta situação se mantiver, a Zurich dispensa o envio carta verde em caso de anulação da apólice por alienação/venda do veículo, desde que o pedido de anulação seja acompanhado de documento comprovativo da venda do veículo.

      Em caso de sinistro automóvel, como fazer a participação de forma rápida?

      QR Code na Carta Verde

      Desde 21 de abril de 2020 que as cartas verdes da Zurich contam com um QR Code para que o Cliente, a qualquer hora e em qualquer lugar, participe o sinistro automóvel através do seu smartphone e da app e-segurnet. O QR Code faz o preenchimento automático dos campos referentes ao tomador de seguro e dados do veículo seguro, deixando apenas por preencher, pelo Cliente, os campos relativos ao acidente. Confirme os passos aqui.

      Em caso de sinistro automóvel, como fazer a peritagem? 

      Video-peritagem, peritagem ao domicílio ou peritagem na hora

      A peritagem automóvel pode ser feita por vídeo-peritagem, peritagem ao domicílio ou peritagem na hora. Estes três serviços cómodos, rápidos, simples e flexíveis estão disponíveis à distância de uma videochamada, de uma deslocação de um perito até ao local onde o cliente se encontra ou ser realizada numa oficina, em hora a combinar com o cliente. Após registo do sinistro pela Zurich, o perito contacta o cliente por telefone, informando quais dos três serviços estão disponíveis na zona de residência do cliente. Depois de o cliente optar pelo serviço, a peritagem é realizada. 

    • Pagamento dos Seguros

      A Zurich disponibiliza pagamento flexível e sem encargos?

      Pagamento dos prémios em prestações sem custo acrescido

      A partir de casa, por débito direto e sem encargos. Com a Zurich, a qualquer momento, o cliente pode optar por pagar os seus seguros por débito direto, mensal, trimestral ou semestralmente, sem custos acrescidos.


    Como contactar a Zurich?

    Através do ZurichHelpPoint 24horas/365dias

    • Telefone: 800 206 100

    • Email: zurich.helppoint.portugal@zurich.com