Ameaças sociais e tecnológicas ganham destaque nas agendas de risco dos líderes empresariais do G20|2025
- A incerteza económica continua a dominar as preocupações dos líderes empresariais em todo o mundo
- A fragmentação social e as ameaças tecnológicas – incluindo lacunas na proteção social e a disseminação de informações falsas – estão a surgir como riscos significativos
- A colaboração entre diferentes setores é essencial para fortalecer a resiliência financeira e enfrentar os desafios complexos para empresas e para a sociedade
Lisboa, 3 de dezembro de 2025 – Os riscos associados à insuficiência dos serviços públicos e da proteção social, à falta de oportunidades económicas e à desinformação passaram a ser considerados ameaças significativas pelos líderes empresariais do G20 , que mantêm as suas preocupações com o potencial impacto da recessão económica e da inflação no curto prazo. A conclusão é do Executive Opinion Survey 2025, realizado pelo Fórum Económico Mundial e divulgado hoje pelos seus parceiros estratégicos – o Zurich Insurance Group e a Marsh McLennan.
Alison Martin, CEO de EMEA & Bank Distribution, do Zurich Insurance Group, comenta: “O inquérito deste ano deixa uma mensagem clara: áreas críticas como as pensões e a saúde pública já não são apenas questões governamentais – são prioridades das empresas. É preocupante verificar que, atualmente, na Europa, existem menos de três adultos em idade ativa por cada pensionista e que mais de um terço dos cidadãos da União Europeia não está a poupar o suficiente para a reforma. Estas lacunas ameaçam tanto o bem-estar da força de trabalho como a estabilidade social em geral. É hora de agir. Ao unirmos forças entre setores, podemos ajudar a capacitar as pessoas para construírem resiliência financeira e garantirem um futuro melhor para todos”.
1 Excluindo a China e a Rússia
Andrew George, Presidente da Marsh Specialty, afirma: “O crescimento da IA, a proliferação de informações falsas e a desinformação está a permitir que agentes mal-intencionados operem de forma mais ampla. Assim, os desafios impostos pela rápida adoção da IA, bem como as ameaças cibernéticas associadas, estão agora no topo das agendas empresariais. Além disso, embora fatores económicos e geopolíticos tenham desviado parte do foco dos compromissos de mudança a curto prazo, as empresas devem manter-se focadas nos seus objetivos ambientais para mitigar os riscos associados às alterações climáticas a longo prazo”.
A pesquisa anual revela os cinco principais riscos de curto prazo identificados por mais de 11.000 líderes empresariais de 116 países. Os receios relacionados com uma recessão económica continuam a dominar as preocupações citadas pelos líderes empresariais do G20 – liderando a lista geral pelo terceiro ano consecutivo – e ocupam o primeiro lugar no Reino Unido e nos EUA.

Pela primeira vez, as ameaças tecnológicas associadas à desinformação e à informação falsa entraram no top 5 dos riscos para os líderes empresariais do G20, ocupando o quinto lugar. Isto reflete o receio de que os avanços na IA estejam a alimentar a guerra de informação num contexto de tensões geopolíticas crescentes, influenciando eleições e mercados globais, e ameaçando infraestruturas críticas e a cibersegurança.
Os riscos sociais associados à insuficiência dos serviços públicos e das proteções sociais, bem como à falta de oportunidades económicas ou ao desemprego, ficaram em segundo e terceiro lugar, refletindo as crescentes preocupações com a fragmentação social. A inflação, citada como o terceiro risco mais urgente em 2024, ocupa o quarto lugar este ano.
Os eventos climáticos extremos, classificados como o quinto maior risco pelos líderes do G20 em 2024, não figuram entre os cinco principais riscos deste ano.
O Executive Opinion Survey é realizado pelo Centre for the New Economy and Society do Fórum Económico Mundial. O Zurich Insurance Group e a Marsh McLennan são parceiros estratégicos do Fórum Económico Mundial.
Mais sobre as conclusões do Executive Opinion Survey:
It’s time to invest in our greatest asset: people
Alison Martin, CEO EMEA & Bank Distribution
Why building resilience means addressing the elephant in the room
Peter Giger, Group Chier Risk Officer
Socioeconomic turbulence tops northern America’s risk agenda
Sobre o Zurich Insurance Group (Zurich):
O Zurich Insurance Group (Zurich) é um segurador líder global multi-ramo, fundado há mais de 150 anos, que cresceu e se transformou numa empresa que serve mais de 75 milhões de clientes em mais de 200 países e territórios, ao mesmo tempo que distribui retornos totais aos acionistas líderes do setor.
Refletindo o propósito "Juntos criamos um futuro brilhante", a Zurich oferece serviços de proteção que vão para além dos seguros tradicionais, com vista a apoiar a resiliência dos seus clientes. Desde 2020, o projeto Zurich Forest apoia a reflorestação e a restauração da biodiversidade na Mata Atlântica do Brasil.
O Grupo tem mais de 63.000 colaboradores e tem sede em Zurique, na Suíça. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está cotado na SIX Swiss Exchange e tem um programa de American Depositary Receipt (ZURVY) de nível I, que é negociado livremente no OTCQX. Mais informações disponíveis em www.zurich.com.
Sobre a Marsh McLennan:
A Marsh McLennan (NYSE: MMC) é líder global em risco, estratégia e pessoas, prestando consultoria a clientes em 130 países em quatro áreas de negócio: Marsh, Guy Carpenter, Mercer e Oliver Wyman. Com uma receita anual de mais de 24 mil milhões de dólares e mais de 90.000 colaboradores, a Marsh McLennan ajuda a construir a confiança necessária para prosperar através do poder da perspetiva. Para obter mais informações, visite www.marshmclennan.com