A história de Ana Paula Caetano e de um negócio de família reerguido

Proteção | 27 de setembro de 2022

Uma loja de brinquedos destruída, por um incêndio, pouco tempo antes do Natal. Uma proprietária que perdeu quase tudo, menos a esperança de ver o seu negócio de família reerguido. E uma companhia de seguros que tornou essa esperança real. Conheça a história de Ana Paula Caetano.

A Ana Paula Caetano era proprietária de duas lojas de brinquedos e produtos para bebés, nas Caldas da Rainha. Numa madrugada, uma das suas lojas sofreu um incêndio que destruiu todos os produtos e degradou as instalações que acolhiam o negócio. Felizmente, o acidente não colocou ninguém em perigo. Porém, nada restou: “Foi tudo destruído. E aquilo que não foi destruído pelo incêndio, foi destruído pela água e pelo fumo. Nós ficámos sem nada. A loja, que era alugada, ficou inabitável”, conta Ana Paula.

Segundo os bombeiros, o incêndio terá sido provocado por um curto-circuito num espaço entre o armazém e a zona de venda ao público. Não foi possível apurar o que o originou. O sinistro foi de tal ordem que todo o edifício, que já era antigo, teve de ser recuperado: “A estrutura do prédio foi toda afetada. Não reabrimos no mesmo sítio, porque as instalações não tinham as condições de segurança necessárias para continuarem a ser utilizadas”, recorda Ana Paula.

Em termos de material, não foi possível recuperar nada: “Estamos a falar de mercadorias que não podem ser arranjadas – cadeiras e carrinhos de bebé, produtos de higiene e até bens alimentares”. O incêndio prejudicou fortemente as vendas no período de Natal, altura em que o setor comercial, principalmente aquele em que se enquadra a loja de Ana Paula, tem mais afluência: “Nós tínhamos recebido, na sexta-feira anterior, produtos para a época natalícia. O armazém estava repleto de mercadoria que ainda nem arrumada estava. Ficámos sem produtos que não chegámos, sequer, a ver. Inclusivamente, encomendas de clientes que tinham chegado e que, mais tarde, tivemos de repor”.

Ana Paula e a família tomaram a decisão de encerrar o negócio no local que ardeu, optando por dar uma nova vida à outra loja que tinham na cidade. O Agente GMG Seguros foi crucial para a resolução deste sinistro, estabelecendo contacto com a Zurich para encontrar, o mais rapidamente possível, uma forma de solucionar o problema.

Após a avaliação do gabinete de peritagem, a Zurich assegurou o reembolso de toda a mercadoria destruída e dos danos causados. Sofia Gomes, responsável pela GMG Seguros, reflete: “No meio desta tragédia, a Cliente ficou contente, porque viu a sua situação justamente regularizada”. Ana Paula reconhece, por sua vez, o papel que o seu Agente teve na resolução do incêndio, avaliando em “cinco estrelas” a disponibilidade e o envolvimento demonstrados ao longo de todo o processo.

 “Foi uma parte de nós que ardeu” – é o que sente Ana Paula ao recordar os pormenores da história. No entanto, com a ajuda da Zurich, conseguiu salvar o seu negócio e pôde começar, juntamente com a sua família, uma nova fase da sua vida. “A minha experiência com a Zurich foi muito boa. São 35 anos de relação e de confiança. É necessário que, quando um cliente precisa, os seguradores estejam lá, que ajudem e colaborem. E, efetivamente, isso aconteceu”.

São os desfechos felizes, como o da loja de brinquedos da Ana Paula, que nos movem e motivam a atuar cada vez melhor. Cumprimos a promessa de estar ao lado dos nossos clientes, tanto nos momentos mais felizes como nas alturas em que mais precisam de nós. Na Zurich vamos continuar a apoiar a Ana Paula e todos aqueles que nos confiam os seus bens, as suas vidas e aqueles que mais amam.

 

Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal e da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A.