Podcast Por ti: É hora de despertar consciências

Por ti | 17 de abril de 2024

“É hora de despertar consciências" é o terceiro episódio do “Por ti”, o podcast que surge para elucidar sobre a importância do bem-estar mental entre crianças e jovens.

Ana Rita Martins, Psicóloga Clínica e membro da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra, e Carla Capítulo, Claims Governance & Quality Assurance Analyst da Zurich, são conduzidas numa conversa enriquecedora pela animadora de rádio, Joana Cruz.

Explorando o contexto histórico e atual do bem-estar mental, as nossas convidadas destacam o papel determinante que todos podemos assumir enquanto agentes de mudança na promoção do bem-estar mental, contribuindo para ambientes mais saudáveis e equilibrados. O impacto positivo gerado pelo “Por ti - Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas” e o feedback das comunidades escolares está também em destaque na conversa.

Assista aqui:

Ouça também nas principais plataformas de streaming:  Apple Podcast e Spotify.

Este é o terceiro episódio de uma série de seis, cada um com cerca de 25 minutos, onde a importância do bem-estar mental é abordada sob várias perspetivas.

 

A experiência positiva do “Por ti - Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas” nas escolas foi determinante para o surgimento do podcast com o mesmo nome, que pretende despertar consciências do público em geral, através da experiência e perspetiva dos diferentes convidados.

Lançado em setembro de 2022, o “Por ti” – financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra – tem como objetivo preparar melhor as comunidades escolares através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados. Entre setembro de 2022 e março de 2024, o programa “Por ti”, impactou positivamente mais de 40 mil jovens, mais de 3500 professores e auxiliares e mais de 1200 famílias, de mais de 60 concelhos.