A importância da gestão consciente do tempo
Saúde e Bem-estarArtigo20 de fevereiro de 2023
Porque é fundamental fazer uma gestão eficiente do tempo? Sofia Pereira, presidente do Slow Movement Portugal, parceira do nosso departamento de recursos humanos, explica-nos a importância de todos termos esta ferramenta.
Numa sociedade dominada por um ritmo frenético, será possível gerir o nosso tempo de forma consciente? No mundo do trabalho, a pressão por resultados é cada vez maior. O volume de informação é enorme – e-mails, telefonemas, mensagens, reuniões – e as pessoas desdobram-se nas suas funções. Os dias de trabalho são cada vez mais longos e as horas não são suficientes para dar conta de todas as tarefas.
Quanto à vida pessoal, há pouco tempo livre para as atividades que trazem algum prazer e realização pessoal. Os projetos pessoais são substituídos por necessidades profissionais mais urgentes. Para não falar da saúde, que é, muitas vezes, colocada de lado. Já a família acaba por ficar em segundo plano, empurrada para os fins de dia, raros, para os sábados, domingos e as tão ansiadas férias.
Este cenário pode parecer-lhe extremo, mas é a realidade atual de muitas pessoas. Vivemos num mundo onde impera o culto da produtividade e da eficiência, da cultura do fazer mais e mais rápido, onde o trabalho vem tantas vezes para dentro de casa e em que os limites entre a vida pessoal, familiar e profissional são muitas vezes difíceis de definir. No entanto, assistimos a uma mudança de paradigma validada pela investigação e pelas estatísticas. Finalmente. Felizmente.
Tome nota: nós não somos apenas profissionais. Para fazer uma gestão consciente do nosso tempo, necessitamos que a nossa atenção seja voltada para o tempo que dedicamos a cada uma das nossas esferas de vida e ao consequente grau de satisfação com que usufruímos.
Todas as esferas de vida – pessoal, familiar e profissional – se relacionam entre si e todas são importantes. Todas necessitam de investimento do nosso tempo, para que possamos falar em harmonia, equilíbrio e consequente satisfação com a vida.
É certo que os meios tecnológicos entraram na nossa vida e fizeram de nós colaboradores sempre disponíveis. Os conceitos de produtividade e eficiência aparecem frequente e erradamente associados a ter total disponibilidade. Mas acreditar que, para ser verdadeiramente produtivo e eficiente, tenho de estar 100% disponível e fazer várias coisas ao mesmo tempo não passa de uma crença limitadora. Embora pensemos que estamos a fazer muito, ironicamente o multitasking – a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo – faz-nos, comprovadamente em termos científicos, ser menos eficientes. “Como assim?” Exato.
Outros dois conceitos importantes quando falamos em gestão consciente do tempo: ritmos e limites individuais. Todos temos ritmos diferentes para executar determinadas tarefas. Os limites também são diferentes de pessoa para pessoa. E quais são as consequências de vivermos sem limites e a um ritmo imposto por terceiros? Um ritmo que, não sendo o nosso, é o das solicitações dos outros? Stresse, ansiedade, frustração e desmotivação são apenas algumas das repercussões ao nível emocional. Porque viver sem limites enfraquece-nos. Conduz-nos à exaustão, à fadiga, deixando-nos sem energia para nos dedicarmos ao que é realmente importante. Apenas quando limitamos o nosso foco somos verdadeiramente produtivos e eficientes.
A gestão consciente do tempo permite-nos agir em vez de reagir, estar realmente presente, respeitar os ritmos e limites individuais e colocar o foco no que é realmente importante. Uma maratona começa com um pequeno passo. Que tal dar o seu primeiro passo rumo a uma gestão consciente do seu tempo?
Se está num modelo de trabalho híbrido, saiba como manter a saúde mental em teletrabalho, saiba o que fazer para aumentar a sua produtividade e, também, como treinar a sua saúde emocional. Quer ler mais sobre saúde e bem-estar? Temos vários artigos, aqui no Mundo Z.
Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal e da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A.