Bem-estar alimentar: 4 dicas que vão melhorar a sua vida e o planeta

Saúde e Bem-estar | 24 de janeiro de 2022

Sabia que as escolhas alimentares que faz podem não só influenciar o seu estado de saúde, mas também impactar a saúde do planeta? Descubra aqui algumas estratégias que pode adotar para promover o bem-estar de todos.

No quotidiano, as escolhas alimentares que fazemos influenciam diretamente o nosso estado de saúde. A dieta é, por exemplo, um fator determinante para a nossa disposição mental, condição física e bem-estar anímico. No entanto, é fundamental não esquecer o impacto que estas opções podem ter também para a sustentabilidade do planeta.

A verdade é que é na cozinha e até antes, no momento em que se fazem as compras que começa a mentalidade pela sustentabilidade, uma vez que praticamente todos os alimentos contribuem para o aumento das emissões de carbono, dependendo dos locais e circunstâncias em que são produzidos.

 

O desperdício é também um grande problema quando está em causa o equilíbrio do planeta. De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos próprios para consumo vão parar ao lixo anualmente – ainda que um sexto da população mundial viva situações graves de carência nutricional.

 

Dicas para melhorar a sua saúde e proteger o planeta

E se começarmos hoje mesmo a pôr em prática o que está ao nosso alcance para nos tornarmos protagonistas ativos em busca de um mundo melhor?

Lembre-se que, para seguir uma alimentação saudável e sustentável, basta apenas cumprir alguns hábitos simples. Confira aqui as nossas dicas:

 

  1. Compre localmente e respeite a sazonalidade dos produtos

Privilegie o comércio local e, sempre que possível, recorra às mercearias do seu bairro. Dê preferência a produtos frescos, produzidos nas proximidades e com respeito pela sazonalidade.O sabor destes produtos encontra-se mais apurado, dado que a colheita é habitualmente realizada apenas quando as frutas e legumes se encontram no ponto ideal. 

Ao optar por um consumo mais local estará igualmente a contribuir para uma redução de emissões de carbono provocadas pela logística de transporte associada às longas cadeias de distribuição.

  

  1. Faça uma lista

Prepare uma lista antes de ir ao supermercado, de modo a garantir que compra apenas o necessário. Isto vai ajudar a reduzir os desperdícios e evitar a compra de produtos menos saudáveis.

Ao identificar por escrito, numa folha de papel ou no smartphone, os produtos que necessita estará a racionalizar o seu processo de compra. Desta forma, irá conseguir reduzir as probabilidades de fazer compras motivadas por impulso, sendo esta uma das melhores estratégias para conseguir um consumo mais consciente. 

 

  1. Não desperdice as sobras

Utilize as sobras para preparar pratos criativos e nutritivos. Ao confecionar as suas refeições é possível aproveitar, por exemplo, cascas e caules para criar, mais tarde, receitas deliciosas. Este tipo de excedentes contém importantes nutrientes e, como tal, não devem ser desperdiçados. Compotas de frutas, bolos, caldos e farinhas aromáticas são alguns exemplos de receitas que poderá confecionar.

 

  1. Cozinhe em quantidade

Opte por cozinhar em quantidade e conserve as refeições no frigorífico ou congelador. Além de facilitar a gestão do seu tempo, este hábito vai permitir-lhe poupar dinheiro e energia. Lembre-se, no entanto, que deverá cumprir algumas regras essenciais para garantir uma boa preservação. 

Deixe os ingredientes arrefecerem antes de serem colocados no frigorífico, mas não os deixe permanecer no exterior durante mais de duas horas. Antes de guardar os restos alimentares, coloque-os sempre em recipientes apropriados e bem fechados.

 

Faça parte desta mudança

Alterar hábitos alimentares e seguir rotinas mais sustentáveis é uma mudança necessária para protegermos a nossa saúde e o futuro do planeta. Em conjunto, podemos fazer a diferença.