50 ideias para férias felizes e saudáveis

Saúde e Bem-estar | Artigo | 08 de agosto de 2022

Aproveite o verão para descansar a cabeça, desligar do trabalho e passar tempo de qualidade com a família e os amigos. Se procura sugestões para gozar umas férias felizes e revigorantes, descobrir novos prazeres ou viver aventuras inéditas com os seus, este artigo é para si.

Estamos no verão, o período fundamental para desligar das atividades rotineiras, passar algum tempo extra com a família e os amigos e recarregar energias para regressar ao trabalho com uma motivação renovada.

O conceito ideal de férias varia de pessoa para pessoa, mas recomendamos que as aproveite para experimentar algo fora do habitual. Saia da sua zona de conforto, explore atividades inéditas e descubra novas paixões. Verá que terminará as férias rejuvenescido. Tire também partido do bom tempo para sair de casa, respirar ar puro e apanhar um pouco de sol. Na dose certa, a exposição solar ativa a circulação sanguínea, promove a síntese de vitamina D na pele e ajuda a prevenir a ansiedade ou a depressão.

Procura ideias ainda mais concretas? Continue a ler. Acreditamos que encontrará inspirações suficientes para passar as melhores férias da sua vida.

Ideias para férias

Antes de sair de casa

O primeiro passo para garantir umas férias despreocupadas é eliminar potenciais focos de inquietação. Por isso, antes de sair de casa, certifique-se de que desliga o contador da água, do gás e também o quadro elétrico – ou, no mínimo, algumas fichas das tomadas. É uma medida que não só lhe permitirá poupar algum dinheiro como prevenirá a ocorrência de acidentes domésticos indesejáveis.

Considere deixar uma cópia da sua chave de casa com alguém de confiança. Peça-lhe para ficar responsável por regar as plantas, mas também por recolher a sua correspondência e abrir ocasionalmente as persianas durante o dia, de modo a aparentar que a casa continua ocupada. Pela mesma razão, não partilhe com estranhos que vai de férias.

Quer reforçar ainda mais a paz de espírito? Informe as forças de segurança que vai estar fora. Basta preencher este formulário para solicitar um serviço gratuito que envolve o reforço do patrulhamento da sua residência por parte da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana num determinado período.

IdeiasparaFerias_MundoZ_Zurich2

Férias em viagem

Planeia deslocar-se durante as férias de verão? Não é o único. Se faz parte do grande número de pessoas para quem “férias” é sinónimo de “viagens”, e em especial se planeia deslocar-se para fora do país, faça uma cópia dos seus documentos oficiais, seja ela física ou digital, de modo a precaver eventuais perdas. Lembre-se de os manter separados dos originais e de não os guardar junto com o seu dinheiro.

Vai viajar com crianças? Porque os imprevistos acontecem, assegure-se de que elas usam pulseiras ou outros acessórios gravados com o seu contacto ou o de outro adulto responsável. E como não são apenas as crianças a perder-se, considere preparar antecipadamente um guia da região que visita. Dessa forma, não se desorienta e sabe sempre onde se encontram as melhores atrações.

Planeie as viagens com tempo e opte por manter a bagagem leve e com algum espaço livre, para evitar esforços físicos desnecessários e porque, caso contrário, não terá lugar para as lembranças que adquirir no seu destino.

Se realizar o percurso de automóvel, não deixe de fazer uma revisão à viatura, antes de partir, para assegurar que todos os componentes estão a funcionar de forma adequada, que o óleo do motor está no nível certo e que os pneus têm a pressão correta. Quer saber mais dicas para fazer uma viagem segura? Veja o nosso artigo.

Férias na praia

Sabia que foi há sensivelmente 100 anos que a pele bronzeada se tornou um ideal de beleza? A “culpada” foi a estilista Coco Chanel que, ao apanhar um escaldão numa visita à Riviera Francesa, acabou por influenciar inadvertidamente os seus fãs a adotarem também eles um tom de pele mais bronzeado.

Desde então, a prática espalhou-se, em especial após o surgimento do biquíni, mas a verdade é que é preciso algum cuidado. De acordo com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, devemos evitar estar na praia entre as 12h00 e as 16h00, quando a radiação ultravioleta é mais perigosa. O mesmo é válido noutros contextos onde exista exposição direta ao sol.

Cerca de 30 minutos antes de chegar à praia, aplique no rosto e no corpo um filtro com um fator de proteção solar (FPS) adequado à sua pele, o que na maior parte dos casos é um FPS de 20 ou 30. E tome nota: o efeito de proteção de um determinado produto não aumenta linearmente com o FPS. Por exemplo, um FPS de 10 reduz a radiação em cerca de 90%, um FPS de 20 em cerca de 95%, mas um FPS de 30 já não a reduzirá muito mais do que isso.

Outra dica muito importante em qualquer lugar, mas especialmente na praia: mantenha-se hidratado. A quantidade recomendada de água que se deve ingerir diariamente varia de pessoa para pessoa, mas a Organização Mundial da Saúde sugere 2,2 litros para mulheres sedentárias, 2,9 litros para homens sedentários e um máximo de 4,5 litros para adultos fisicamente ativos, independentemente do género.

Quer planear ainda com mais cuidado a sua ida à praia? Visite este site, desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente, na qual poderá consultar as mais diversas informações sobre as praias portuguesas, entre as quais a qualidade da água, os equipamentos e serviços disponíveis e eventuais prémios obtidos.

IdeiasparaFerias_MundoZ_Zurich3

Férias no campo

A serenidade do campo parece-lhe a companhia ideal para as suas férias? Então reúna a família, desligue o Wi-Fi e passe alguns dias em contacto direto com a natureza. Pelo meio, proponha uma caminhada e descubra novos percursos. É uma ideia simples, mas uma ótima forma de pôr toda a família a fazer exercício, quase sem notar, enquanto respira o ar puro das pradarias.

Aproveite e faça um piquenique à sombra de uma árvore. Leve uma manta, alguns alimentos leves e bebidas – evite refrigerantes e comidas salgadas, gordurosas ou pouco resistentes ao calor – e estará pronto para uma tarde de relaxamento e convívio. No final, não se esqueça de recolher todo o lixo produzido para deixar o local tal como o encontrou.

Considere ainda inscrever-se num dos muitos programas de agroturismo atualmente existentes e participe em atividades agrícolas e agropecuárias. Dê o seu apoio na colheita de frutos e legumes, ajude com a ordenha e a alimentação de animais, aprenda novas técnicas agrícolas em oficinas profissionais ou junte-se a sessões de degustação com produtos locais. Verá que regressará à cidade uma pessoa diferente.

Férias na cidade

Cada cidade conta uma história diferente. Será que já conhece verdadeiramente a história da sua? Se não tem a certeza, deixamos-lhe um desafio: nestas férias, descubra algo novo na cidade onde mora. Pode ser um restaurante que nunca experimentou, um caminho distinto para um lugar familiar ou até uma memória de tempos passados. O importante é investigar e deixar que a sua cidade o volte a surpreender.

Explore também a agenda local. Encontra algum parque de diversões nas imediações? Um complexo aquático? Um espaço para observar animais, como o Oceanário de Lisboa, o Sea Life Porto ou uma quinta pedagógica? Museus com exposições interessantes? Teatros com novos espetáculos em cena? Sessões de cinema ao ar livre? Festas com música ao vivo? Feiras onde possa comprar livros? Os tão típicos mercados de rua com produtos biológicos e tesourinhos vintage? Workshops de cozinha, cerâmica, ioga? Saiba que, por vezes, as melhores experiências de verão estão mais perto do que julgamos.

Se gostar de gatos, aproveite ainda para dar um saltinho a um dos vários “cat cafés” que já existem e saboreie um lanche acompanhado pelos seus patudos preferidos – que, muitas vezes, estão disponíveis para adoção.

IdeiasparaFerias_MundoZ_Zurich4

Férias com aventura

Sabia que experimentar atividades novas pode fazer bem à saúde? Isto acontece porque o cérebro reage aos estímulos provocados por novidades com a libertação de dopamina, um neurotransmissor ligado à sensação de prazer. Por outras palavras, tentar algo diferente e que encare como um desafio tem o potencial de o fazer sentir mais feliz.

Tendo isto em mente, aventure-se num salto tandem que o colocará a sobrevoar a cidade a mais de 3000 metros de altura. Ou invista num voo em balão de ar quente e descubra onde o vento o leva.

Prefere atividades aquáticas? Considere um batismo de mergulho para conhecer melhor o fundo do mar. Uma sessão de river trekking, que consiste numa combinação de caminhada, saltos e natação ao longo de um rio. Ou simplesmente um passeio de canoa no estuário do Sado, ao largo de Setúbal, onde encontra a única comunidade de golfinhos residente em Portugal.

Tem uma paixão por motores? Sente-se ao volante de um buggy e tenha uma experiência de condução todo-o-terreno como nunca imaginou. Ou acelere numa corrida de karts com um grupo de amigos ou familiares.

É claro que nem todas as aventuras têm de envolver doses elevadas de adrenalina. Pode, por exemplo, inscrever-se numa viagem gastronómica e descobrir alguns dos sabores mais incríveis da sua região. Pode participar num “escape room”, um jogo coletivo no qual um grupo de pessoas é fechado numa sala e desafiado a resolver uma série de quebra-cabeças para sair.

Também pode agendar uma divertida sessão de bowling, de paintball ou de laser tag numa das muitas arenas especializadas do nosso país. Algumas até lhe permitem viver experiências de realidade virtual que o colocam no interior de um videojogo ou, no caso da lisboeta VR Tours, a sobrevoar o Cristo Rei.

Férias com crianças

Mais do que assegurar que mantém as crianças ocupadas, deve aproveitar as férias de verão para potenciar a criação de memórias felizes que perdurem para sempre. A única coisa de que precisa é alguma criatividade.

Já pensou, por exemplo, em juntar toda a família para uma animada partida de bubble football? Trata-se, na prática, de um jogo de futebol como qualquer outro, mas com uma importante diferença: todos os participantes estão dentro de bolhas insufláveis gigantes. É uma atividade que pode ser praticada por crianças a partir dos 5 anos e já existem operadores que a organizam em várias regiões de Portugal, por isso é só escolher.

Eis outra ideia: organize uma caça ao tesouro. Pode ser mais ou menos elaborada, consoante a idade dos participantes e o espaço disponível, mas a base é sempre a mesma e consiste em desafiar os mais novos a resolverem uma série de pistas encadeadas até descobrirem um “tesouro” final – que pode ser, por exemplo, uma guloseima de que gostem especialmente.

Quer incentivar desde cedo as crianças a desenvolverem uma ligação próxima à natureza e a adotarem uma alimentação saudável? Ajude-os a criar uma horta em casa. Não precisa de um grande terreno. Assegure apenas que tem uma janela, varanda ou outro espaço com boas condições de luz natural, bem como vasos, substrato, sementes e um borrifador de água.

A verdade é que não precisa de sair de casa ou de gastar dinheiro para se divertir em família. Alguns jogos tradicionais, como o Stop! – também conhecido como “jogo dos países” –, a dança das cadeiras ou o jogo do telefone sem fio não precisam de muitos recursos e podem resultar em momentos coletivos de grande alegria.

Para terminar, e embora até aqui tenhamos procurado escapar à tecnologia sempre que possível, proponha uma competição de fotografias para estimular a criatividade de toda a família. Até porque vai querer uma lembrança das melhores férias de verão da sua vida.

IdeiasparaFerias_MundoZ_Zurich5

Umas férias protegidas com a Zurich

Sejam quais forem os seus planos para as férias, a sua proteção e a de quem mais estima é fundamental para passar o seu descanso tranquilamente. Para isso pode contar com soluções como o Zurich Viagens para as diferentes atividades que tem planeado. Quer saber como pode tornar as suas férias ainda mais seguras? Veja as nossas dicas.